POR QUE EU TENHO QUE ENTENDER ESSA TAL DE TI?

E aí? Tudo bem?
Não importa o tamanho do seu negócio, se você tem um mega empreendimento consolidado ou se a sua ideia nem chegou ao papel. A tecnologia da informação faz parte das suas atividades mesmo que você não se dê conta disso. Já que não tem como fugir dela, por que não aproveitar o que ela pode te oferecer de melhor?

Onde a TI está presente?

Qualquer meio que sirva para armazenar, consultar e transferir dados é tecnologia da informação. Ah, e se eu quiser me fantasiar de Rei do Norte, escrever uma mensagem de amor em um pergaminho, e enviar para a minha amada através de um pombo correio? Bom, nesse caso, você corre um grande risco da sua mensagem não chegar. Contudo, ainda seria uso da TI.

A grande questão não é usar ou não recursos tecnológicos. Isso você já usa mesmo sem perceber. O importante é saber fazer escolhas inteligentes sobre qual método usar.

Para enviar uma mensagem você pode pedir que uma criança a leve, pode usar um pombo, enviar por whatsapp, ligar, enviar por email ou o que mais sua imaginação lhe apresentar. Não importa o meio. Você vai enviar seu recado. Mas ele vai chegar? E se chegar, vai chegar a tempo? Você tem alguma garantia que foi entregue? E se foi entregue, foi entregue para a pessoa certa? Alguma hora você vai precisar consultar a mensagem enviada? Precisa de um comprovante?

Faça escolhas inteligentes

Você precisa ser sagaz para saber qual a sua necessidade e escolher sabiamente qual recurso usar. Uma mensagem por whatsapp é rápida, segura e eu consigo saber se a pessoa recebeu e leu (caso ela não tenha desativado as notificações). Mas, se eu precisar pesquisar essa mensagem no futuro, vai ser fácil encontrar? Dependendo da situação, deveria mandar por email. Mas se for preciso que a pessoa leia rápido e ela não tem o costume de acessar sua conta todos os dias?

Complicado isso de mandar uma simples mensagem, né? Calma! É exatamente por isso que você deve desvendar esse universo de oportunidades. No começo vai ser uma chuva de informações. Vou ser sincera, não vai ter final e você nunca vai parar de estudar. Mas eu te garanto que vai valer a pena.

Assim como a TI faz parte da sua vida e da vida do seu negócio, ela também está presente no dia a dia do seu concorrente, do seu fornecedor e dos órgãos que você tem que prestar conta. Esses recursos vão muito além de um envio de mensagem ou um sistema de busca.

Um UP na sua produtividade

O alinhamento estratégico das oportunidades oferecidas pela tecnologia da informação aos processos do seu negócio proporciona um alcance maior da produtividade e dos recursos destinados ao setor. Ou seja, fazer mais com menos.

Para ser mais produtivo, além dos procedimentos específicos do seu negócio, é preciso tirar proveito dos recursos tecnológicos. Não vou mentir. Isso não vai ser simples e não existe uma fórmula mágica. Contudo, quanto mais você conhecer as opções disponíveis, suas vantagens e desvantagens, mais fácil será sua tomada de decisão.

Faça as pazes com a TI

É preciso aceitar que tecnologia da informação não é um monstrinho de 7 cabeças. A proposta aqui não é torná-lo um programador, analista de sistemas ou redes. Vamos deixar a parte técnica para as pessoas que dedicaram sua a vida estudando esses fundamentos. Mas sim torná-lo um entendedor das ferramentas que estão a sua disposição e como usá-las com inteligência para botar aquela ideia em prática, otimizar seu tempo, impulsionar seu negócio e melhorar seus resultados.

Investir em TI, não só financeiramente, mas também em tempo de estudo, não é apenas levantar a bandeira da modernidade e se posicionar como um empreendedor antenado com as novidades. Trata-se de um investimento no seu negócio com um todo, afinal, a tecnologia é um agente significativo e transformador no processo de gestão.

Implantar as melhores práticas da tecnologia da informação, alinhadas estrategicamente ao seu negócio, significa ter em suas mãos uma ferramenta capaz de realizar a gestão da gestão.

Complicou? Vou explicar.

Os recursos da tecnologia da informação são capazes de fornecer de forma clara e prática o controle de todos os processos do seu empreendimento . Dessa forma, é possível obter rapidamente embasamento para tomadas de decisões para o alcance dos objetivos, criando cenários, prevendo as consequências das ações tomadas, descobrindo onde está havendo emprego de esforço desnecessário e favorecendo a visualizações de soluções.

Então a TI é basicamente uma bola de cristal que resolve todos os meus problemas e ainda me deixa escolher a forma mais fácil de trabalhar?

Bom, a resposta é não.

Implantar recursos da TI não é fácil. Implica em quebras de paradigmas e mudança de cultura. É preciso cumprir procedimentos minuciosos, e as vezes tediosos. Nada é mágico. É necessário um trabalho profundo para decidir as ferramentas que mais adequadas para as suas necessidades, em alguns casos, desenvolver sistemas, criar processos para mantê-los atualizados e com as informações corretas.

Obter respostas rápidas e precisas não é feitiçaria. Profissionais de tecnologia não são bruxos. Tudo é fruto de muito trabalho, feito de forma concisa e inteligente.

Como empreendedor, você sabe que nada foi fácil. Você não obteve nenhum ganho sem dedicação, trabalho árduo, muito estudo e pouco descanso. Agora não vai ser diferente. Eu te garanto. Não vai ser fácil. Mas vai valer a pena.

Dedique-se ao que é importante

A economia de tempo é o que motiva o avanço da tecnologia da informação. Você é capaz de fazer um relatório manual. Contudo, é mais produtivo e inteligente deixar que sistemas otimizados realizem esse processo, para que você possa está livre para se dedicar a funções nas quais a sua presença é fundamental.

Eu aprendi que Time is Money com o tio Patinhas. Nem sabia o que era uma empresa. Mas sempre soube que tinha que ser rápida para conseguir nadar em uma piscina de moedas. Com certeza, em algum momento da sua vida, você também aprendeu essa lição. Talvez não tenha sido vendo os desenhos exibidos no Xou da Xuxa. Mas para chegar onde chegou, estou certa que você correu contra o relógio.

Então, seja sagaz. Descubra o que a tecnologia da informação tem para te oferecer.

2017-09-01T17:39:20+00:00 agosto 25th, 2017|Uncategorized|0 Comments